sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Jesualdo Ferreira: «Sabemos que jogo a jogo construímos o futuro»

Entrevista dada ao sitio oficial do FC PORTO (www.fcporto.pt)
Jesualdo Ferreira não espera facilidades na deslocação de domingo a Alvalade, para defrontar o Sporting, na partida da 17ª jornada da Liga. O técnico portista reconhece o estatuto especial dos clássicos no futebol português, mas mantém inalterada a vontade de triunfo apresentada perante qualquer desafio.

Considera que este clássico tem um cariz diferente, sobretudo tendo em conta a vantagem pontual do F.C. Porto?
«Não. É igual. Um jogo Sporting-FC Porto é sempre um clássico e estou certo de que este será idêntico ao da época passada e ao desta época. No F.C. Porto temos uma cultura que todos conhecem, uma filosofia de ganhar jogo a jogo e a nossa postura para este encontro não será diferente».

Com diversos jogadores em boa forma, Farías, Mariano ou Adriano, quem irá ocupar a vaga de Tarik no ataque do F.C. Porto?
«Temos treinado bem e todos os jogadores têm trabalhado bem. Neste momento é prematuro estarmos a falar de quem vai jogar. Vamos ver, essa é uma decisão para eu tomar antes do jogo».

Vários jogadores têm renovado contrato com o clube. Ainda falta o treinador. Está preocupado com essa situação?
«Sinto-me muito confortável no F.C. Porto. Sinto-me muito bem. Esta não é a altura para falar dessa questão, muito menos em vésperas de um jogo importante».

Este é, para si, um jogo de grau de dificuldade elevado?
«Estou certo de que vai ser um jogo com um grau de dificuldade maior, um jogo difícil. Acredito que o Sporting vai surgir com uma postura ambiciosa, com intenção clara de querer ganhar, mas estamos preparados para enfrentar este desafio. Queremos ganhar mais um jogo, sem qualquer desrespeito pelo Sporting, e as dificuldades que esperamos motivam-nos a jogar melhor».

A vantagem pontual do F.C. Porto altera, de alguma forma, a preparação para esta partida?«O F.C. Porto sabe perfeitamente que jogo a jogo também constrói o seu futuro. Estamos a trabalhar bem, os resultados têm aparecido e a equipa tem ganho. A vaga de renovações dos jogadores ajuda a preparação para este jogo, já que os atletas sentem-se premiados pelo seu trabalho. Isso é importante em qualquer empresa e o clube, nesse capítulo, trabalha sempre em tempo antecipado. Considero que os jogadores se sentirão premiados pelo esforço que têm dispendido».

Como está a situação do Leandro Lima?
«O Leandro Lima pediu para tratar de assuntos pessoais no Brasil e ainda está a fazê-lo. Sob o ponto de vista desportivo, tudo aponta para que, quando regressar, vá jogar para a Académica».

Que impressão tem retirado do trabalho de Rabiola?
«Apesar de ainda ter feito poucos treinos connosco, o Rabiola tem deixado boas indicações, que atestam, sobretudo, a qualidade que o F.C. Porto viu nele. Não nos podemos esquecer de que se trata de um jogador de 18 anos, ainda júnior, mas com enorme potencial. Pelo facto de ser júnior, possui um leque competitivo muito alargado, já que pode jogar pela equipa principal, bem como pela formação de juniores».

Depois do que se passou no período entre o jogo com o Aves e esta deslocação a Alvalade, que Quaresma espera ver frente ao Sporting?
«Espero um Quaresma motivado e ao nível a que tem estado em muitos jogos».

Sem comentários: