quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

FIFA, UEFA e os maiores clubes europeus acordaram o fim do G-14

Representantes da FIFA, da UEFA e de alguns dos principais clubes europeus reuniram-se, na sede do organismo que gere o futebol internacional, em Zurique, para chegarem a um acordo de entendimento, revela o site da FIFA. O documento, que marca o arranque de uma nova fase nas relações entre os organismos, prevê, entre outras coisas, a dissolução do G-14 e a anulação do processo que corre em tribunal.

O presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, esteve no encontro onde se decidiu que, a partir de agora, os clubes vão envolver-se mais nos processos de decisão, procurando encontrar soluções para as situações que surjam.

Para regulamentar a relação entre as entidades vão ser tomadas uma série de acções. Assim, o actual Fórum de Clubes Europeus vai transformar-se numa Associação de clubes europeus (ECA) ¿ formada por mais de cem clubes, incluindo representantes das 53 Federações reconhecidas pela UEFA. O novo órgão será independente, mas reconhecido pela organização.
Os responsáveis da UEFA e da FIFA chegaram a uma série de compromissos. Nomeadamente, dar contribuições financeiras pela participação dos jogadores nos Campeonatos da Europa e do Mundo, se bem que é uma decisão que terá de ser ainda aprovada pelos órgãos das duas organizações.

Estiveram presentes na reunião o presidente da FIFA, Joseph Blatter, o presidente da UEFA, Michel Platini, os presidentes do Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, F.C. Porto e Ajax, assim como representantes do AC Milan, Juventus, Lyon, Rangers, ManUtd, Chelsea e Olympiakos.
Uma noticia da redação Mais Futebol

Sem comentários: